ReutersReuters

'Eu saberia': diretor financeiro do Adani Group diz que não houve suborno realizado por executivos do grupo

O diretor financeiro do Adani Group rejeitou na sexta-feira as alegações dos EUA de que os executivos do grupo, incluindo o presidente Gautam Adani, faziam parte de um esquema de suborno de US$ 265 milhões (link), e disse que o acusado esclareceria as alegações dos EUA em 10 dias.

"Rejeitamos tudo isso veementemente em nome dos indivíduos", disse o diretor financeiro do Adani Group, Jugeshinder Singh, a repórteres em um evento em Mumbai.

"Acreditamos que não é garantido, sabemos com 100% de certeza que nada desse tipo aconteceu. Se estivéssemos pagando essa quantia de dinheiro para alguém, eu certamente saberia, então sabemos que nada aconteceu", disse Singh.

Autoridades dos EUA acusaram Adani, 62, seu sobrinho e diretor executivo Sagar Adani e o diretor administrativo da Adani Green, Vneet S. Jaain, de fazerem parte de um esquema para pagar propinas de US$ 265 milhões para garantir contratos de fornecimento de energia solar na Índia e enganar investidores dos EUA durante captações de recursos no país.

O conglomerado de portos para energia negou anteriormente as acusações, dizendo que elas são "infundadas" e prometeu buscar "todos os recursos legais possíveis".

“Como grupo não haverá nenhuma ação(sobre o indiciamento dos EUA) mas os indivíduos tomarão medidas", disse Singh na sexta-feira.

o indiciamento dos EUA teve grandes efeitos colaterais: as ações da Adani despencaram na semana passada, pelo menos um estado indiano está revisando seu acordo de energia com a Adani, o Parlamento indiano foi interrompido em meio à comoção política e a TotalEnergies TTE decidiu que não fará mais investimentos no grupo.

Ministério das Relações Exteriores da Índia, na primeira reação oficial do país (link) sobre o indiciamento de Adani, disse na sexta-feira que as alegações de suborno contra o bilionário eram uma questão legal entre empresas privadas e o Departamento de Justiça dos EUA e que Nova Délhi não recebeu nenhuma solicitação sobre este caso de Washington.

登入或建立一個永久免費帳戶來閱讀此新聞

來自 Reuters 的更多新聞

更多新聞