O gráfico de dominância do BTC (em tela) é o que mede em percentual o quanto do capital total do mercado de criptomoedas, pertence ao BTC e o quanto pertence à todas as outras altcoins juntas.
Em outras palavras, este gráfico mostra o quanto o BTC manda no mercado.
Ou seja, quanto menor for o seu percentual de dominância, mais força de capital pertence às altcoins. Da mesma forma, quanto maior for o seu percentual de dominância, mais força de capital pertence ao BTC, em detrimento de todas as outras altcoins juntas.
Ou seja, BTC é Rei!
Visto isso, podemos fazer analise técnica deste gráfico de dominância para entender esses ciclos de força, para entender para onde a força de capital está indo. Se está indo em direção à abastecer as altcoins, ou está retornando para o Rei.
Seguindo este raciocínio, vamos à análise técnica!
BTC.D segue sofrendo uma resistência imposta pelas EMAs (médias móveis exponenciais) de 12 e 26 períodos no gráfico diário.
Logo, enquanto BTC.D estiver sob pressão das EMAs no gráfico diário, indica que as altcoins ainda conservam o fluxo de capital.
Dando zoom no gráfico de 4h (em tela), vemos uma tentativa de reversão de tendência no BTC.D.
A primeira característica apresentada que demonstra essa tentativa de reverter a tendência, foi a perda do topo anterior em 63.67 (linha amarela), quebrando o padrão de topos e fundos descendentes.
Agora, vimos um recuo para testar a linha do rompimento, para a partir de então converte-la em suporte, num movimento pelo qual chamamos de pull back. Para agora termos uma base de preço para rompermos o topo anterior em 63.94 (linha branca), caracterizando assim um pivô de alta, confirmando a reversão de tendência no 4h.
Formando assim, um fundo ascendente no gráfico diário e o que provavelmente será o suficiente para romper as resistências das EMAs.
Isso trará de volta para o domínio do BTC, muito do capital que está alocado nas alts.
O que significa, em tese, que veremos mais força no movimento do BTC, que no caso atual é de alta, ao mesmo tempo em que veremos queda generalizada nas alts.