Bovespa指數

Estudo Semanal do Índice Bovespa

#Ibovespa #B3 #AnáliseSemanal #AnáliseGráfica #AnáliseFundamentalista

O Ibovespa fechou a semana em alta de 2,72%, a 111.910,10 pontos.

Com a alta dessa semana, ocorreu o efetivo rompimento da linha de resistência dos 109.492,91 pontos, confirmando, então, o padrão gráfico “Fundo Duplo” como a reversão para uma nova tendência de alta no curto-médio prazo.

Eis as configurações deste padrão gráfico:
• Tendência principal de baixa (pontos 3 ao 6).
• A formação de uma segunda mínima (ponto 8) no mesmo nível da mínima anterior (ponto 6).
• Rompimento da tendência de baixa.
• Efetivo rompimento da máxima formada entre os dois fundos (ponto 7).

Utilizando-se da projeção que este padrão gráfico nos oferece (distância vertical entre o ponto 6 e o ponto 7 do gráfico), chegamos à conclusão de que o Índice Ibovespa tem chances de chegar aos 118.258,87 pontos (linha azul superior do gráfico) e até mesmo ir desafiar outra resistência histórica dos 119.593,10 pontos (topo histórico pré-pandemia). Isso se dá diante de uma perspectiva otimista do mercado para o curto-médio prazo.

Entretanto, temos que lembrar que no médio-longo prazo, a tendência ainda é de baixa e as notícias que rondam o mercado de renda variável como um todo são mais ruins do que boas.

Vale lembrar que os investidores seguem atentos à perspectiva de alta de juros pelo Banco Central americano (Federal Reserve) na reunião de política monetária do próximo mês de março. Os principais Índices das bolsas dos Estados Unidos, já demonstram estar em tendência de baixa. Da mesma forma, no Brasil, a perspectiva futura é a de que haja aumento da inflação, sendo possível um maior aumento das taxas de juros SELIC ao longo do ano. Além disso, ainda estamos tendo um aumento crescente de casos e internações pela COVID-19, sob a variante Ômicron, o que impacta o desenvolvimento econômico como um todo. Somado a isso, temos a possível guerra na Ucrânia, o que pode gerar uma instabilidade na Europa, envolvendo as principais economias no velho continente.

Portanto, a projeção de baixa (linha azul inferior do gráfico) para o médio-longo prazo segue ativa, conforme respeitado a análise do padrão gráfico “Topo Duplo”, com o alvo em 89.314,77 pontos.

Veremos o que o mercado nos reserva na semana que vem!

免責聲明