Lockdown - Os dados não confirmam eficácia

Os dados mostrados são de mortes por milhão de habitantes de cada país. De acordo com os dados de mobilidade fornecidos pela Apple (covid19.apple.com/mobility), de todos os países mostrados os que fizeram um lockdown mais severo foram Argentina e Espanha seguidos de Itália e França. Aqui a medida de respeito ao lockdown é mensurada com base nos dados de mobilidade reais, ou seja, não cabe o argumento de que as pessoas não respeitaram o lockdown. Essa é a ordem dos países em que a populações mais respeitaram uma quarentena/lockdown independente das determinações e ações dos governos, considerando tempo e intensidade para o espaço amostral (usuários de dispositivos Apple).


Fica nítido, quando se compara por exemplo o caso da Alemanha com Espanha ou itália, que não há um correlação entre respeito ao lockdown/quarentena e menores taxas de morte por milhão de habitantes (dados do gráfico). Os dados de mobilidade mostram um lockdown mais severo (as pessoas realmente ficaram em casa, percentualmente) no Reino Unido (UK) do que na Alemanha e, no entanto, a mortandade lá foi maior.

A Argentina é, indubitavelmente, o país onde as pessoas mais respeitaram o lockdown tanto em intensidade (chegram a reduzir o tráfego de pessoas em 80%!) quanto em duração (até agora não voltaram aos níveis de circulação do início do ano). No entanto caminha para ter uma mortandade tão ruim quanto os países Europeus e Sul-americanos.

A Suécia não determinou quarentena nem lockdown oficial e por isso teve os números de tráfego de pessoas menos reduzidos entre os países em questão, mas guardou sim uma redução de tráfego voluntária da população, ainda que menor que os outros países em comparação. Interessante notar que a diferença entre os dados de tráfego entre Suécia e Noruega não foram tão significativos quanto a diferença de mortandade entre os dois países. O lockdown da Noruega não foi tão mais intenso que o Sueco, sendo os lockdowns alemães, britânicos, espanhois e italianos mais restritivos que o norueguês. Portanto, deve haver outra explicação para a diferença de mortandade entre Suécia e Noruega que não somente o lockdown.

Em comparação com outros países Europeus que fizeram um lockdown bem mais severo, a Suécia teve um número de mortos por milhão de habitantes até menor que Espanha, Reino Unido e Itália e quase melhor que a França também. Ainda existe a chance de a tal segunda onda não se desenvolver na Suécia e a diferença entre o país que não fez lockdown e os outros que fizeram ser ainda mais significativa. Hipótese ainda a ser testada.

Diante de tudo isso a MINHA conclusão é de que não existe correlação evidente entre lockdown e diminuição de mortes de (0V1D por habitantes. Sei que esse assunto mexe com as pessoas mais emocionadas mas essa a conclusão sincera que eu tiro desses dados. Se você de discorda, apresente os dados que justifiquem eles serão bem vindos. Reações emocionadas serão ignoradas.
Beyond Technical Analysis

相關出版品

免責聲明