A Análise Técnica e a Análise Gráfica se misturam dentro de uma metodologia mais completa e eficiente. Embora conceitualmente as duas se distinguem, elas se complementam.
Basicamente, a Análise Técnica se refere ao uso de indicadores técnicos, que nada mais são que ferramentas gráficas, como as médias móveis (indicador de tendência), MACD (um tipo de oscilador) e vários outros.
Já a Análise Gráfica se refere a leitura dos padrões que ocorrem no gráfico através de figuras, como topo duplo, ombro-cabeça-ombro, triângulos, canais de alta e de baixa, retângulos e etc.
Portanto, se formos falar somente de Análise Técnica, precisaríamos nos ater somente ao uso de indicadores. Já sobre a Análise Gráfica seriam apenas figuras gráficas, mas sem indicadores.
As duas metodologias de análise não se excluem, nem se confrontam e muito menos se contradizem. Pelo contrário, a leitura que os indicadores informam se encaixam com os padrões gráficos que surgem.
É claro que não é todo instante que as informações se direcionam no mesmo sentido. Mas, quando não se comunicam é a hora que o trader deve fazer nada e aguardar o alinhamento dos astros, ou melhor, das informações.
Os preços ficam o tempo todo oscilando. A maioria acha que devem estar posicionados em qualquer alta ou queda. Ledo engano. Na maior parte do tempo as oscilações são confusas e sem sentido.
O caminho que os preços fazem é fruto de embates entre compradores e vendedores, que a todo instante ficam tentando adivinhar para onde o preço vai ou tentando empurrar o preço para a direção que lhes favorece.
A Análise Técnica e a Análise Gráfica são dois pares da mesma moeda, duas caras metade, uma é ineficaz sem a outra e não atinge potencial mínimo de resultado.
Portanto, estude ambas e tenha um trade system que abarque as duas, operando apenas quando há tendências.
免責聲明
這些資訊和出版物並不意味著也不構成TradingView提供或認可的金融、投資、交易或其他類型的意見或建議。請在
使用條款閱讀更多資訊。