Fala pessoal, um físico na bolsa aqui! Antes de tudo gostaria de pedir que vocês curtam e comentem se esta postagem foi de alguma forma útil (didaticamente ou pessoalmente como operador).
Hoje trago a análise técnica de IRBR3. É muito provável se ouvir – apaga logo este post que dá tempo. No entanto, como sempre tenho dito, a análise técnica NÃO DITA O COMPORTAMENTO DO MERCADO, apenas sinaliza, com base em padrões, probabilidade de movimentação dos preços. Nesse sentido, minha análise técnica de IRBR3 tem viés completamente imparcial. Se tu és um apaixonado pelo ativo, saiba: é melhor desiludir! Tenha suas operações baseadas em ganhos e no que dá certo. Estou terminando escrever um livro intitulado: Indicadores Técnicos – da teoria à prática e espero, em breve, estar ajudando a vocês entenderem melhor como avaliar o mercado, a partir de interpretações concisas.
ANÁLISE TÉCNICA
Primeiramente, observamos claramente que o padrão de tendência de IRBR3 é lateralizado. Desde de meados de março, IRB3 vem em tentativas “frustradas” de romper a resistência em aproximadamente 11.82. Foram, pelo menos, duas impulsões mais fortes, sendo a primeira 15 de abril e a segunda em 10 junho. Quando eu observo um padrão lateralizado eu penso logo em avaliar o momentum, PORQUE O MOMENTUM? Os indicadores de momentum tentam medir a velocidade com que o preço muda e a velocidade do movimento dos preços é um indicador importante de uma mudança na direção da tendência. Particularmente, eu gosto de utilizar o oscilador estocástico. O SMI é usado principalmente por traders ou analistas para indicar condições de sobrecompra ou sobrevenda em um mercado. Os traders também usam o SMI como um indicador geral de tendência, interpretando valores acima de 50 como indicativos de uma tendência de alta e valores negativos maiores que -50 como mostrando uma tendência de baixa. Isso tudo costuma funcionar muito bem em zonas lateralizadas como esta. Observe no gráfico que os pontos destacados, com círculos em branco, ofereceram oportunidades excelentes de compra ou venda. As entradas estão sinalizadas no indicador, na janela inferior, pelas setas brancas: é justamente o ponto onde linha mais rápida cruza a mais lenta (se quiserem mais detalhes comprem meu livro rsrs).
O FUNDO É O LIMITE?
No ponto onde IRB3 está, tecnicamente falando, estamos no fundo do poço! No entanto, o fundo é fundo apenas até que o ativo perca esse nível (o que acho pouco provável). Como swingtrader, enxergo um boa possibilidade de negociação na lateralizarão. No entanto, espero uma confirmação que seria dada pelo cruzamento de linhas no oscilador estocástico que ainda não consolidou um vale na região de sobrecomprado. É importante destacar, que muitas vezes, o ativo permanece na região de sobrecomprado por um longo período, formando novos vales de sobrecompra. Neste caso, é importante avaliar divergências no oscilador para tomada de decisões.
Ariel Nonato